Você sabia que o bom crescimento é um dos principais parâmetros de saúde? Isto porque qualquer alteração, desvio ou doença, de forma sustentada na vida da criança e adolescente, pode interferir direta ou indiretamente em seu crescimento e desenvolvimento.
Doenças pediátricas gerais, quadros respiratórios, cirurgias, uso crônico de medicamentos, além da alimentação inadequada e sedentarismo, todos são fatores que podem atrapalhar o crescimento de seu filho. Daí, a importância de acompanhar de perto com seu Endócrino Pediatra como vai o crescimento e desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes em consultas de rotina, e não somente quando algo está errado ou fora do padrão.
![A importância do Endocrinologista Pediátrico na vida da Criança e Adolescente](https://dranicolecotrimgodoy.com.br/wp-content/uploads/2023/04/2022-03-02-CRESC-300x300.png)
COMO É A CONSULTA DO ENDOCRINOLOGISTA INFANTIL?
A avaliação endocrinológica da criança e adolescente vai além de “simplesmente” checar doenças hormonais.
Através de uma consulta completa e detalhada, enxergamos o paciente de maneira integral e humanizada, como um ser humano que está em pleno desenvolvimento físico e psíquico.
Antes de falarmos de exames, doenças e medicamentos, é preciso compreender todo um contexto de vida, em que aquela criança ou adolescente está inserido: a dinâmica da casa, histórico familiar, padrão alimentar e de sono, dados do nascimento, ritmo de crescimento, avaliação do desenvolvimento puberal, outras doenças crônicas, etc.
Muitos diagnósticos inclusive são feitos sem necessidade de exames, o que em outras situações também podem ser cruciais para investigação e seguimento.
Mesmo com um diagnóstico endocrinológico (como uma doença da tireóide ou adrenal), fazer o acompanhamento de saúde, alimentação e estilo de vida faz toda diferença no bem-estar do paciente. Sem falar nos casos de distúrbios de crescimento e puberdade, onde somente as medicações (sem que haja comprometimento com a saúde geral), certamente não trará resultados tão satisfatórios.
Assim, cabe ao endocrinologista pediátrico investigar, acompanhar e tratar as crianças e adolescentes para que atinjam o máximo potencial, dentro de sua genética, de saúde, crescimento e desenvolvimento.
COMO UM MÉDICO SE TORNA ENDÓCRINO PEDIATRA?
Para o médico ser endocrinologista pediátrico é necessário graduação em Medicina (6 anos), residência médica de Pediatria (2 a 3 anos) e depois mais 2 anos de Endocrinologia Pediátrica. Para iniciar cada uma dessas três etapas existes provas como “de vestibular” com alta concorrência e necessidade de conseguir elevada nota para ingressar. Existem algumas Universidades que ensinam Endocrinologia Pediátrica, eu tive minha formação na Santa Casa de São Paulo, serviço referência no Brasil, com renomados professores e alto volume de pacientes ao dia na cidade de São Paulo.
QUANDO FAZER ACOMPANHAMENTO COM ENDÓCRINO PEDIATRA?
![Ausência de Doença - endocrinologia pediátrica](https://dranicolecotrimgodoy.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Copia-de-2022-06-23-check-up-300x300.png)
É amplamente aceito que bebês tenham acompanhamento de sua saúde em consultas periódicas com o pediatra. E depois…o mais comum é que: durante a infância e adolescência passe por avaliação médica somente na vigência de doença. Isto é um grande erro, e pode acarretar diversas consequências para a saúde, desde a infância até a vida adulta.
Independente de doença, o corpo humano vai passar pelo processo de crescimento, ganho de peso e desenvolvimento da puberdade, e o acompanhamento durante o período em que estas transformações acontecem é crucial para assegurar saúde e bem-estar. Além da importância do endócrino pediatra na prevenção de doenças, avaliação metabólica, orientação e aconselhamento
Quando o acompanhamento de saúde é feito, a família é orientada quanto a inúmeros aspectos que envolvem a rotina, sono, alimentação, crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Assim, possíveis agravos podem ser identificados precocemente, melhorando também a abordagem para tratamento.
COM QUE IDADE IR AO ENDOCRINOLOGISTA PEDIÁTRICO?
![COM QUE IDADE IR AO ENDOCRINOLOGISTA PEDIÁTRICO?](https://dranicolecotrimgodoy.com.br/wp-content/uploads/2023/04/2022-02-02-POST-ENDOCRINO-300x300.png)
A QUALQUER MOMENTO DOS ZERO AOS 18 ANOS quando houver suspeita de alterações hormonais ou metabólicas, desvios do crescimento, alterações no desenvolvimento e puberdade, distúrbios da tireóide, entre outros.
De zero aos 18 anos existem MUITAS situações e doenças em que este especialista pode te ajudar.
Após os 18 anos é o endocrinologista adulto que faz o acompanhamento dessas crianças e adolescentes dali em diante (um médico que fez clínica geral, e não pediatria). É de praxe que, na existência de uma doença ou tratamento, o endócrino pediatra faça o encaminhamento ao outro especialista, para que haja uma transição tranquila e adequada, para além do profissional seguinte estar ciente do caso e toda a sua evolução, também o agora paciente adulto vá aos poucos conhecendo seu novo médico.
QUAIS DOENÇAS O ENDÓCRINO PEDIATRA AVALIA?
![QUAIS DOENÇAS O ENDÓCRINO PEDIATRA AVALIA?](https://dranicolecotrimgodoy.com.br/wp-content/uploads/2023/04/2022-09-01-300x300.png)
Dentro da endocrinologia pediátrica existe uma série de doenças que o endócrino pediatra avalia, entre elas aqui cito:
Alterações no crescimento:
- Baixa estatura;
- Estatura no limite inferior da normalidade;
- Estatura abaixo da genética familiar;
- Queda na velocidade de crescimento;
- Previsão de perda de estatura final;
- Alta estatura;
- Estatura acima do padrão familiar;
- Avanço ou atraso de idade óssea, entre outros.
Distúrbios da puberdade:
- Puberdade precoce;
- Puberdade rapidamente progressiva;
- Pubarca precoce (crescimento pelos);
- Puberdade atrasada;
- Avanço ou atraso de idade óssea, entre outros.
Distúrbios do peso e metabolismo:
- Baixo peso;
- Sobrepeso;
- Obesidade;
- Síndrome Metabólica;
- Resistência insulínica;
- Colesterol alto, entre outros.
Doenças da tireóide:
- Hipotireodismo;
- Hipertireodismo;
- Nódulos na tireoide, entre outros.
Alterações no TESTE DO PEZINHO:
Dentre as doenças contempladas no teste do Pezinho, que é realizado de rotina para todos os recém- nascidos, estão duas alterações endocrinológicas:
- Hipotireoidismo Congênito (doença na tireoide);
- Hiperplasia Adrenal congênita (doença das adrenais).
Referências:
- https://www.santacasasp.org.br/portal/especialidades/
- https://www.santacasasp.org.br/portal/hospital-central/
- http://www.endoped-sbem.org.br/
- http://www.endoped-sbem.org.br/2023/04/04/teste-do-pezinho/
- https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-endocrinologista/
- https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/